“Man in Black”. Bvlgari, 2016

Classificação: 17 valores (em 20)

Família Olfactiva: Floral Oriental

The most seductive and alluring eau de parfum for men. Signed by Bvlgari. A fasquia da Bvlgari para o perfume masculino deste ano é colocada no topo, ao anunciar o eau de parfum mais sedutor para homem; não admira, todavia, tendo em conta o le nez por trás da fragrância: Alberto Morillas, o criador mais mexicano que, sem dúvida, está nos 5 melhores perfumistas da actualidade.

O conceito gerador deste perfume é, sem dúvida, o preto e os tons de cinzento, com a particularidade do elemento lava para dar “calor” ao perfume. A transição do conceito para a fragrância é muito simples: notas de topo muito fortes e extremamente masculinas (tabaco, rum e pimentas) juntamente com um conjunto de elementos de fundo marcadamente florais: Íris, Tuberosa, Fava Tonka, madeira Guaiac e Benzoína.

Ao olhar para o frasco consegue-se perceber que a domínio do preto é evidente, com uma pequena presença de um tom dourado (cor quente), numa forma claramente masculina: robusta e “desajeitada”.

O anúncio televisivo do Man in Black é também traduz o conceito gerador do perfume mas com um dado muito curioso: todo o plot é uma clara analogia ao deus romano Vulcano (correspondente ao deus grego Hefesto) que, para termos uma noção, é filho de Júpiter (na mitologia grega Zeus) e cujos maiores feitos incluem o fabrico das armas de guerra de Eneias, antepassado de Rómulo e Remo, e as armas de Aquiles, o mítico herói grego que derrota Heitor e assim termina a Guerra de Tróia ao fim de 10 anos. Retomando a Vulcano é importante frisar que, em ambas mitologias, é um deus solitário, vive no submundo e é excepcional no manuseio do ferro e do aço. Vulcano é, assim, o primeiro Man in Black.

Notas de Topo: Tabaco, Pimentas e Rum.

Notas de Fundo: Íris, Tuberosa e Cabedal.

Notas de Coração: Âmbar, Madeira Guaiac, Benzoína e Fava Tonka.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: