“This is Her”, “This is Him”. Zadig & Voltaire, 2016.

Classificação (This is Her/This is Him): 16 valores / 17 valores (em 20).

Família Olfactiva (This is Her/This is Him): Madeira Gourmand/ Madeira Oriental.

Uma revisão de duas fragrâncias em simultâneo. Este foi o desafio que o lançamento dos perfumes Zadig & Voltaire me lançou e aqui estou a tentar corresponder ao repto, na medida das minhas capacidades.

O conceito gerador destes dois perfumes (ou, na verdade, destas duas facetas do mesmo perfume) é a interpretação moderna da ligação perfeita dos opostos que se complementam: o elemento masculino e o feminino, numa tensão que deriva da sua própria natureza e num permanente jogo de sedução com regras e estratagemas próprios de cada sexo. A inspiração para este conceito é, segundo o seu criador, o Zadig ou la Destinée de Voltaire, um conto onde o jovem Zadig mergulha numa série de peripécias e aventuras, com altos e baixos, que transformam a sua personalidade a um ritmo alucinante (aconselho-vos a ler com muita atenção!).

A dialéctica entre o masculino e o feminino é um tema que, a bem da verdade, tem quase tantos anos como a existência humana: nós, homens, somos diferentes das mulheres em muitos aspectos, e iguais em tantos outros. Isto, por si só, não é novidade e, todavia, penso que nunca o tema esteve tão actual como agora; vimos, no início do ano, a Calvin Klein apresentar-nos o CK2 como um perfume andrógeno, à semelhança do super famoso CK One dos anos 90, dois perfumes que, na sua génese, colocam em causa a nossa percepção cultural do for her e o for him. Os perfumes Zadig & Voltaire aparecem, justamente, para colocar a nu as diferenças (o frasco preto para a edição masculina e o frasco branco para a feminina).

A fragrância This is Her (ladies first!) é um Madeira Gourmand clássico, diria eu, com acordes de jasmim e pimenta no topo, numa composição rock do instante e do inflamável; o acento de baunilha e castanha (muito invulgar) dão-nos a sensação da natural elegância e sensualidade feminina. A fragrância This is Him é um Madeira Oriental e começa com a toranja e pimenta preta (mais uma vez remetendo-nos para o rock) e, no fundo, um acorde de baunilha e incenso subtil e sedutor, numa clara reinterpretação do Armani Attitude de 2007. A base de ambas é a madeira de sândalo.

Os frascos This is Her e This is Him constituem, na minha opinião, a marca identitária deste perfume. São dois corpos monocromáticos distintos, um branco e o outro preto, com lombadas complementares. É romântico!

O anúncio deste perfume consiste, de uma forma rápida porque já me alonguei bastante, na dinâmica de um casal jovem em Paris. É um anúncio a preto e branco (porque será?) em que a história percorre momentos de puro romantismo intercalados com episódios de choque (lâmpadas a partir…).

O meu veredicto: keep on, Zadig!

Notas de Topo (This is Her/This is Him): Jasmim e Pimenta Rosa / Toranja.

Notas de Fundo (This is Her/This is Him): Baunilha e Castanha / Baunilha e Incenso.

Notas de Coração: Madeira de Sândalo.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: