“Ever Bloom”. Shiseido, 2016.

nhung-thien-duong-my-pham-khien-phai-dep-dien-cuong-5

Classificação: 19 valores (em 20).

Família Olfactiva: Floral

Le Nez: Aurelien Guichard.

Esta crítica não é somente sobre um perfume mas também – e principalmente – sobre uma tendência: os florais. Pode parecer um pouco paradoxal estar a falar sobre fragrâncias florais como uma tendência quando, na verdade, a esmagadora maioria dos perfumes (desde sempre!) é intrinsecamente floral. Ora a exaltação de um perfume como se fosse uma flor é, na minha opinião, uma palpitação mais próxima no tempo, uma tendência contemporânea e, quem sabe, uma futura tradição!

No ano passado não tive a oportunidade de falar sobre o EverBloom da Shiseido porque, há um ano, ainda não existia Perfume Lovers e, como tal, aproveito o lançamento da versão Eau de Toilette para criticar este perfume.

EverBloom traduz, tal como me parece o Rosa Excelsa da Dolce & Gabanna, a sublimação de um elemento floral para uma perspectiva gloriosa e, naturalmente, o seu consumidor (neste caso claramente feminino) acompanha este momento elevatório. A aura tanto visual como olfactiva que emana de uma flor também irradia da mulher EverBloom, na sua versão eau de toilette. Isto é, para mim, bastante evidente neste perfume e, como conceito gerador, é tão simples como potente!

A fragrância do EverBloom não é uma explosão de flores como seria de esperar neste “perfil” de perfumes mas antes uma cuidadosa viagem por dois ou três elementos – neste caso a Laranjeira, a Peónia e a Gardénia – que combinam muito bem entre si e trazem um efeito “zen” muito sofisticado. Os meus parabéns ao le nez Aurelien Guichard (curiosamente mais bem sucedido em perfumes masculinos que femininos…) pelo seu trabalho!

Notas de Topo: Flor de Laranjeira e Gardénia.

Notas de Fundo: Ciclame, Peónia e Osmanthus.

Notas de Coração: Almíscar.

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: