A origem da maquilhagem

O artigo de hoje é um pouco diferente do habitual; em vez de dar dicas ou ensinar o que usar, hoje conto como nasceu a maquilhagem, como começou a ser utilizada e a sua evolução ao longo dos séculos.

A maquilhagem começou a ser utilizada na época da pré-história, tanto para rituais como para cultos, concretamente cultos de fertilidade. Era utilizada para diferenciar membros de diferentes aldeias e simbolizar passagens das fases da vida.

Dentro das tribos era muito usada como forma de assustar os inimigos de outras tribos. Com o avanço dos tempos esta forma de assustar começou a transformar-se numa forma de atrair, seduzir e encantar.

11

A origem da aplicação da maquilhagem como conhecemos nos nossos dias foi no Egipto. Pintavam-se os olhos como sinal de respeito ao Deus Rá e, no caso dos faraós, pintavam os olhos para que os seus súbditos não os olhassem diretamente nos olhos.Os Egípcios foram dos primeiros povos a utilizar a maquilhagem como enfeite, tanto os homens como as mulheres a utilizavam.

Carregavam muito nos olhos e nas sobrancelhas tudo à base de chumbo, malaquita, antimônio e khôl. Um dos grandes exemplos dessa época foi Cléopatra que se tornou num símbolo de ideal de beleza da mulher.

No caso da Europa até ao início do século III, a maquilhagem era utilizada apenas por cortesãs, ou seja para as mulheres consideradas perdidas na vida.

A maquilhagem chegou juntamente com as especiarias e a seda á Grécia e aoimg_14979_apa_12750_600 Império Romano. Os ingredientes da maquilhagem dos olhos alteraram passando a ser á base de açafrão, cortiça queimada, fuligem ou cinzas, no blush eram usadas amoras esmagadas.Muitos produtos da época continham ingredientes prejudiciais á pele, como o Vermillion, um mineral usado para o blush, mas muito tóxico, que causava um envelhecimento muito prematuro da pele.

Uns séculos mais tarde os nobres já usavam bases faciais, pintavam os seus cabelos e usavam perfume. No século XVI, as mulheres utilizavam para cobrir a cara um pó branco, blush para pôr as bochechas muito vermelhas e nos lábios uma mistura de corante de cochonilha. Nesta altura era frequente as pessoas adoecerem mais cedo, a maquilhagem ajudava a disfarçar o ar doente, e o blush era usado com influências do ar das crianças, que representam juventude e frescura.Curiosamente contrariamente ao período anterior, os olhos não eram maquilhados, pois acreditava-se que se os maquilhassem alguma essência do olhar era perdida.

Muito mais do que uma arma de sedução, a maquilhagem, era também um sinal de status e poder na sociedade.

image

Desde o século XVII, que a maquilhagem começou a ser utilizada por todas as classes sociais, claro que as classes mais altas, tal como se passa na atualidade, usavam produtos mais caros e mais raros, como pó de ouro, prata e pedras preciosas. A maquilhagem servia também para esconder os dentes apodrecidos, pintando os lábios escondia-se a deterioração dentária. Ou seja desde cedo que a maquilhagem nos ajuda a sentir melhor, e ajuda a confortar um pouco o nosso ego, nem que seja apenas nos instantes em que a usamos.

No Oriente a arte da maquilhagem estava mais desenvolvida devido á diversidade de produtos exóticos, nomeadamente no Japão as gueixas (prostitutas da época japonesas) usavam batons feitos de pétalas de açafrão, e esmagando estas pétalas pintavam também as sobrancelhas e as bordas dos olhos.gueixa

Já no século XX, anos 20 mais propriamente, a maquilhagem e a sua importância na vida da mulher teve uma grande mudança e expandiu-se. Apesar que depois, durante a 2ª Guerra Mundial, o fabrico de armamentos tornou-se prioridade, deixando os cosméticos estagnados.

Nos anos que se seguiram, nomeadamente nos anos 50, a maquilhagem retorna em força sendo a imagem de marca, a pele pálida, os olhos e a boca realçados remetendo um pouco para o séc. XVIII.Na década de 80, a função dos produtos de cosmética deixou apenas de servir para embelezar mas começou também a cuidar da pele. Já que o uso de cosméticos era muito frequente, as empresas começaram a apostar num melhoramento destes cosméticos. Embora só no final desta década é que surgiram os cosméticos com agentes que eram capaz de prevenir os sinais de envelhecimento, protege-la do sol e hidrata-la.

Marcas como Dior, Chanel e Yves Saint Laurent tiveram um grande papel na maquilhagem, pois criaram novas cores e texturas.

Hoje em dia a maquilhagem está muito evoluída, já todas a cores e feitios, todo o tipo de produtos para o que nós queremos. Mas para isso foi preciso um longo caminho até aqui, muitas experiências, e muitas adaptações. Passou-se de um conceito em que só alguns podiam usar maquilhagem, para que hoje toda a gente possa experimentar e usar.

É importante saber onde começou este processo de embelezamento, esta expressão que as mulheres e até os homens têm. E termos noção que de somos uns sortudos por estar tudo tao avançado e termos a nosso dispor todo o tipo de produtos não prejudiciais á pele.

Leiam e absorvam meninas 😀

 

Joana Morais

Joana_mn3@hotmail.co

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: