Bergamota.

bergamot

Uma das frutas mais apreciadas no Verão é, sem dúvida, a Bergamota. Vulgarmente conhecida por Tangerina (laranja de Tânger, uma província norte-africana), a Bergamota é um fruto cítrico de sabor adocicado que, para além do seu elevado teor em Vitamina C, também tem uma considerável porção de Potássio.

bergamot14Em perfumaria a Bergamota é uma nota cítrica e ácida, utilizada principalmente com duas finalidades: frescura e espontaneidade. Usualmente a Bergamota aparece como Nota de Topo mas nem sempre, assim como nem sempre é utilizada em fragrâncias femininas.

O perfume que melhor exalta a Bergamota é o Aqua di Bergamotto da Ermenegildo Zegna, sem dúvida. Todavia tenho de referir dois perfumes que, para mim, são icónicos, também pela forma como conseguiram adaptar uma nota tão fresca e versátil como a Bergamota, os êxitos da Guerlain: Shalimar e Jicky. Mais recentemente assistiu-se a um uso massificado deste ingrediente em fragrâncias de sucesso como o My Burberry, o Mon Paris (YSL), o Bamboo (Gucci) e o eterno Black Orchid da Tom Ford.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: